quinta-feira, 28 de agosto de 2008


2008, ANO DE RECOMEÇOS
Valnice Milhomens, Ap


Pela boca de diversos profetas de Yahweh, 2008 é ano de recomeços. A vida é feita de ciclos que se iniciam, desenvolvem-se, cumprem seu papel e chegam ao seu fim para dar lugar ao curso dos novos ciclos. A cada dia um novo ciclo de 24 horas tem lugar. A cada mês voltamos ao dia primeiro. A cada ano um novo ciclo de 12 meses desperta os homens ao recomeço… Deus instruiu ao povo de Israel que celebrasse o jubileu. A cada 50 anos a nação era chamada a recomeçar. Escravos eram libertos, dívidas perdoadas e cada um voltava à sua possessão original.


Nas tábuas da aliança, Deus instituiu: “Seis dias trabalharás, mas ao sétimo descansarás.” A cada sete dias a semana se renova. Cada primeiro dia da semana traz consigo um chamado a recomeçar. Oito fala de recomeço, porque vem depois de sete. Oito quer dizer o início de um novo ciclo. A criança era circuncidada ao oitavo dia, depois de sua primeira semana na terra (Lucas 2:21).


Recomeço não quer dizer criar tudo de novo, mas reviver os valores dos primeiros dias, a intensidade do primeiro amor, o zelo primeiro da visão, o vigor do início. Usando o símbolo da semana como ciclo que periodicamente se fecha, o labor dos seis dias traz desgastes, esquecimentos, perda de forças, cansaço. Daí a necessidade do “sábado” para descansar, refazer as energias, rever a visão, renovar a consciência da missão, avaliar a prática dos valores, fazer um balanço dos avanços e recuos para saber como retomar o passo com o entusiasmo primeiro e a fé inabalável de que YHWH “levará a bom termo o que nos concerne;” que “fará infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, segundo o Seu poder que em nós opera;” que “fiel é Aquele que nos chamou, o qual também o fará.” E se a “semana” passada pareceu infrutífera e um deserto assolador, neste recomeço a promessa antiga-sempre nova se faz ouvir: “Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo” (Isaías 43:19).


Proclamo o ano de 2008 como o ano de um autêntico recomeço, um tempo de firmar as estacas e alargar as tendas, solidificar as conquistas e partir para novas investidas na expansão da obra de Deus a nós confiada. Há muito a fazer na formação dos odres novos para conter o mover do Espírito em nossa geração.

Valnice Milhomens






Transgressão é iniqüidade





Transgressão é o mesmo que manter a iniqüidade no coração. Iniqüidade não é característica de um homem injusto ou incrédulo. Há diferença entre homem injusto, incrédulo e iníquo.





1. Homem injusto





O homem injusto é aquele que não conhece a Deus, mas conhece a injustiça. Injusto é aquele que não tem o Deus justo no coração e por causa disso comete obras de injustiça. Toda injustiça que você comete está afirmando que não conhece o Deus justo.





2. Homem incrédulo





Homem incrédulo é aquele que sabe que Deus é Deus, que o inferno não é uma piada, que o inferno é real, mas mesmo assim brinca com as coisas de Deus (II Coríntios 4:4). Todo incrédulo não vê a glória e a essência do Evangelho.





3. Homem iníquo





Homem iníquo é aquele que não pesa a sua vida, a vida da família, da sociedade. É uma pessoa que promove desgraças, aberrações. Vive na iniqüidade cometendo aberrações e isso não faz diferença para eles. Veja, por exemplo, as pessoas que matam sem piedade ou daqueles que mentem com muita naturalidade como se estivessem falando a verdade.





O povo de Deus deve sair da rota da injustiça, incredulidade e iniqüidade. Se estivermos andando nessas rotas, deveremos clamar pela misericórdia de Deus para que nossa família não seja punida por nossos atos.A alma precisa de saúde para gerar frutos segundo o coração do Pai e assim vencer os atos de injustiça, incredulidade e iniqüidade, recebendo da parte de Deus unção para vencer na vida, porque será curado no sobrenatural do Deus Todo Poderoso.





A única forma de alguém sair da rota da transgressão e da iniqüidade é nascendo de novo e vivendo em santidade, vivendo em Cristo Jesus. Somos santos, chamados à santidade. A ausência de verdade não mais entrará em nossos corações com sentimento de culpa, pecado, transgressão e iniqüidade. O Senhor nos levantará para mudarmos uma sociedade e escrevermos uma nova história. Ele quer que sejamos encontrados fiéis, guardando os Seus princípios e tendo saúde na alma.