sexta-feira, 16 de julho de 2010

SEM TEMOR


  TEXTO CHAVE – Salmo 23:4


“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam.”




Não podemos dizer que o temor ou medo seja algo totalmente negativo. Ensinamos nossos filhos quando são pequenos a terem certo temor: “Se você tocar no forno quente, vai se queimar;” “se atravessar a rua sem cuidado, poderá ser atropelado...”

A Bíblia declara: “Temei a Yahweh.” Jesus diz: “temei o que pode destruir o corpo e a alma e lançá-la no inferno.”

Há algo acerca da morte que todos tememos. É o medo do desconhecido,. A morte é muito interessante. Iremos encontrá-la uma única vez e nada sabemos dela até que a encontremos.

Todos nós enfrentaremos a morte; todavia nem todos precisam ter medo dela. Alguns, é claro, devem ter medo. Se você não anda nos caminhos de Deus faz bem ter medo da morte. Mas com Deus você pode levantar um pôster com os dizeres: “O bom pastor me diz como não temer a morte.”

Qualquer dia desses você vai se encontrar com a eternidade. Este versículo nos ensina a encará-la sem temor.

NÃO TEMA O PODER DA MORTE

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum”(Sl. 23:4).

Há um vale da sombra da morte em Israel, no caminho de Jericó. Esse vale é tão profundo e íngreme que a maior parte do tempo está em trevas. Davi compara aquele vale com a morte. Não há dúvida que ele o atravessava.

Nunca ocorreu a você que somos o único ser, organismo, criatura no mundo que sabe que vai morrer? Germes não sabem que vão morrer; animais não o sabem que vão morrer, plantas não sabem que vão morrer... A morte não é uma questão de se, mas quando.

Davi fala de uma experiência que todo pastor conhecia. No fim do verão o pastor toma as ovelhas e as leva pelo vale. Por que levar as ovelhas pelo vale? Porque é o único modo de chegar às alturas mais elevadas. Coloque isto no seu coração: Antes do topo da montanha há um vale. Por isso Davi diz: “Ainda que eu ande pelo vale,” porque o caminho para o topo da montanha passa pelo vale. Lá há alimento, água, sombra e capim verde.

Outra coisa importante a guardar: A viagem pelo vale é sempre temporária. Algumas vezes leva alguns dias, ou semanas. Ele não corre no vale, nem do vale, não há medo, nem tremor. Ele não está com pressa. O vale não é um beco sem saída. Ele pode andar nesse vale. Ele sabe algo: É um túnel com duas saídas. Tem uma entrada e tem uma saída.

A realidade é que você está agora no vale da sombra da morte. No próximo segundo você pode cair morto. Ontem mesmo fui surpreendida com uma notícia. A mãe de uma discípula, com apenas 45 anos, sentiu na noite anterior uma dor no estômago. O esposo e a filha foram com ela ao hospital. Em vinte minutos estava morta. Um infarto fulminante interrompeu sua vida na terra. Todos estamos no vale. Neste segundo você está no vale. De fato, no momento em que você nasce entra no vale. Entrar no planeta Terra é entrar no vale da sombra da morte. Todos nascemos para depois morrer.

Olhe o nome do vale. Não diz da morte. Diz “da sombra da morte.” Sombra é uma imagem sem qualquer substância. Você, como filho de Deus, não enfrenta a morte, mas a sombra. Você está enfrentando apenas a sombra,

Não tenha medo do poder da morte. Como?

ESTEJA CONSCIENTE DA PRESENÇA DE DEUS

“Não temerei mal algum, porque tu estás comigo...” (Sl. 23:4) - TU estás comigo. Nos primeiros versos Davi fala na terceira pessoa. Mas no versículo 4 usa a segunda pessoa. Ele fala NÃO SOBRE o pastor, mas COM o pastor.. Davi sabia que a ovelha nunca vai pelo vale sozinha; nunca passa em lugares perigosos sozinha.

A fim de se ter uma sombra, tem que se ter luz. Cada vez que há uma sombra, há luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo...”

Você já viu alguém com medo da sombra? É fácil perder o medo da sombra. Volte as costas à sombra e vire-se para a luz e tudo o que você vê é a luz, porque a sombra ficou para trás.

Talvez você tenha ouvido novas de morte, de desespero. Todavia você está melhor no vale, com o Pastor, do que no topo da montanha, sem Deus.

“Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43:2).

Você não vai afundar, não vai se queimar. Você não tem nada a temer quando Jesus está próximo.

“Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos” (Salmo 116:15).

Preciosa. Quando um cristão morre, morre sempre no tempo de Deus, sob o Seu olhar. Nenhum cristão morre sozinho. O pastor nunca leva o rebanho a um lugar onde não tenha antes estado. Registre em seu coração: Quando Jesus saiu daquele túmulo, a morte tornou-se apenas uma sombra.

ASSEGURE-SE DEFINITIVAMENTE DA PROTEÇÃO DO PASTOR

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4).

Ele sabia que o pastor cuidaria dele. Também tinha dois instrumentos:

• Uma vara de 3 pés, com ponta de metal. Poderia matar um urso ou leão.

• Um cajado, com o qual dirigia a ovelha.

• Com a vara, guardava a ovelha;

• Com o cajado, guiava a ovelha;

• Com a vara protegia a ovelha;

• Com o cajado a dirigia;

Quando andavam por um caminho perigoso, tomava a vara para conservar a ovelha longe dele; ou quando caísse num buraco, restaurava à segurança.

Nada mais confortador do que a visão da vara e do cajado.

Ele se assegura de que atravessemos o vale com segurança.

O grande Pastor tem conduzido muitas ovelhas pelo vale, e nunca perdeu uma ovelha.

Se você caminha com Deus através da vida, Deus caminhará com você através da morte.

No ano 400 A.D. um dos maiores pregadores, chamado “boca de ouro,” foi levado ao imperador pagão, que disse:

- “João, quero que você negue a Cristo, arrependa-se da fé nele e pare de pregar a Bíblia.”

-“Não farei isso,” João respondeu.

- “Você me deixa sem escolha. Vou bani-lo e apartá-lo de todas as pessoas,” insistiu o imperador.

- João replicou: “Você não me pode banir;”

- “Bem,vou matá-lo.”

- Ele repicou: “Jesus disse quem crê nEle nunca morrerá.”

- “Vou tirar todos os seus tesouros”

- “Você não pode porque estão no céu.”

- “Você não terá um único amigo.”

- “Você não pode fazer isso. Meu amigo está no céu e sempre comigo”

- “Você não tem medo?”

- “Em meu coração não há temor e você nada pode fazer comigo.”

Se Deus, Yahweh, o Senhor do Universo, é Seu pastor e você sua ovelha, quer na morte, ou na vida,você não terá nenhum temor. A presença do doce Pastor é a garantia de que você poderá atravessar o vale em segurança e entrar nas mansões eternas para desfrutar do gozo de viver com Ele por toda a eternidade.

10 MOTIVOS PARA SER DIZIMISTA




Todo Cristão verdadeiro entrega fielmente os seus Dízimos ao Senhor por 10 motivos...




1 – Porque reconhece que tudo o que tem veio de Deus:"... a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domíniosobre os reinos dos homens; e os dá a quem quer e até ao mais baixodos homens constitui sobre eles" (Daniel 4:17b).
2 - Porque sabe que a Terra é do Senhor:"Do SENHOR é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam(Salmo 24:1). Minha é a prata e meu é o ouro" (Ageu 2:8).
3 - Porque sabe que o Dízimo é do Senhor:"Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto dasárvores são do Senhor" (Levítico 27:31 a).
4 - Porque reconhece que o Dízimo é de uso exclusivo de Deus:"... o Dízimo será Santo ao Senhor" (Levítico 27:32b).
5 - Porque sabe que o Dízimo é o sustento da Casas de Deus:"Trazei todos os Dízimos à Casa do Tesouro, para que haja mantimentona minha Casa..." (Malaquias 3:10a).
6 - Porque Deus prometeu abençoar ricamente os Dizimistas:"... e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se Eunão vos abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós uma bençãotal, que dela vos advenha a maior abastança" (Ml 3:10b).
7 - Porque só Deus pode repreender o devorador:"E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vosconsuma o fruto da terra, e a vide no campo não vos será estéril, dizo SENHOR dos Exércitos"(Ml 3:11).
8 - Porque não quer roubar a Deus:"Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que teroubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas" (Ml 3:8).
9 - Porque não quer ser amaldiçoado por Deus:"Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a Mim, vós, toda anação" (Ml 3:9).
10 - Porque o Senhor Jesus nos mandou ir além do Dízimo:"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo dahortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei:o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas enão omitir aquelas" (Mateus 23:23).